terça-feira, 30 de junho de 2015

O feudo

O feudo
A palavra feudo e de origem germânica e seu significado esta associado ao direito que alguém possui sobre um bem,  geralmente sobre a terra.
O feudo era a unidade de produção do mundo medieval
E onde acontecia a maior parte das relações sócias. O senhor do feudo possuía, além de terra, riquezas em espécie e tinha o direito de cobrar impostos e taxas em seu território.
O feudo era concedido por um senhor a alguém em troca de obrigações e serviços. Quem concedia era o suserano do segundo tempo, vassalo, ao receber o bem, jurava fidelidade a seu senhor. Esse juramente era uma espécie de ritual que envolvia honra e poder: o vassalo se ajoelhava diante do suserano, colocava sua mão na dele e prometia ser-lhe leal e servi-lo na guerra. O texto a seguir, datado em 1167, mostra essa relação:
Eu, luís pela graça de deus e rei da França, torno publico [...] que em Nantes, na nossa presença, o conde Henrique de champgne concedeu o feudo de savigny a bartolomeu, bispo de beauvais, e seus sucessores. E por esse feudo o menciono bispo empenhou a palavra e assumiu o compromisso
De cavaleiro de servir com justiça.
(concessão de um feudo ao bispo de beavais. Citado em leo huberman. Historia riqueza do homem. Rio de janeiro, zahar, 1982. P. 22-3.)
Os suseranos e os vassalos estavam ligados por diversas obrigações: o vassalo devia serviço militar a seu suserano, e  este, proteção a seu vassalo de outro.
Na sociedade medieval, o rei não cumpria a função de chefe de estado. O poder que tinha estava restrito ao seu próprio feudo. Em compensação, dentro de seu reino, não devia obrigações de vassalo a outro senhor.

Um filme que fala de forma muito humorada sobre a idade media se chama loucuras na idade media que vai esta disponível online nesse link: http://megafilmeshd.net/loucuras-na-idade-media/

Nenhum comentário:

Postar um comentário