segunda-feira, 29 de junho de 2015

A origem do mundo feudal parte 2

A origem do mundo feudal parte 2
Durante séculos, o império romano dominou grande parte da Europa. Uma poderosa estrutura administrativa, com exércitos e estradas que interligavam todo o território, possibilitou aos romanos impor ás populações dessa parte do continente seu domínio, seu modo de vida e seus costumes.
A partir do século  lll, esse cenário  começaria  a se alterar com dificuldades para proteger as fronteiras, o império romano passou a receber inúmeras levas migratórias de diversos povos, sobretudo os de origem germânica, como os saxões, os francos os vândalos e os ostrogodos.
No século V, os hunos, que abitavam a Ásia  central, invadiram a Europa oriental e tornaram a situação mais grave.  As invasões  e os saques a cidades passaram a ser constantes. Muitas famílias começaram a procurar o campo para refugiar. Assim , teve inicio um processo de ruralizarão em todas as regiões  anteriormente pertencentes ao império romano do Ocidente.
Com o passar dos anos, as propriedades rurais tornaram-se mais protegidas. Transformadas em núcleos fortificados, elas estavam sob o domínio de proprietários que tinham poderes sobre a terras e seus habitantes.
O poder centralizado do império romano começava, assim, a se fragmentar . Em 476, os hérulos, o povo de origem germânica , invadiram Roma e depuseram o imperador. Foi o passo final para a desagregação  do Império romano do Ocidente.
Em seu lugar, ao longo de alguns séculos , surgiram diversos reinos independentes. No interior deles iria se formar a sociedade feudal, com base nos valores e costumes dos romanos e dos povos germânicos. As principais características dessa nova sociedade foram o modo de vida rural, o poder fragmentado e a forte religiosidade.
Dividindo o mundo feudal

Para facilitar, muitos estudiosos costumam dividir a historia da sociedade feudal em dois momentos distintos: a alta idade media e a baixa idade media. O primeiro momento, entre o século  v e o Ix, é o de consolidação, é o de consolidação do mundo feudal, quando se formam os reinos e se cristaliza a organização social. No momento seguinte, entre os séculos x e xv, a sociedade feudal começa a dar sinais de mudanças, com o fortalecimento das cidades e do comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário